Família Internacional de Schoenstatt se prepara para centenário

A Família Internacional de Schoenstatt irá comemorar em 2014 o centenário de sua fundação.

Para celebrar, acontecerá em 2014 uma peregrinação ao Santuário da Mãe Peregrina na Alemanha e também a Roma, onde está prevista uma audiência de representantes do Movimento com o Santo Padre.  

No último dia 18 de outubro de 2013 foi celebrada a abertura oficial do centenário em todo o Brasil. Para a Irmã Lourdes Fátima da Silva, do Secretariado da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, o jubileu pretende fazer uma memória da origem da espiritualidade schoenstatiana.  “Esse centenário pretende recordar, fazer uma volta às origens, e será um momento para firmar mais a nossa visão futura”. 

A celebração pretende fomentar as iniciativas apostólicas do Movimento em diversos campos de atuação, como a valorização do sacramento do matrimônio, os desafios e o dinamismo da juventude, a aplicação e difusão do pensamento do Padre Kentenich no campo da pedagogia, a inserção na Igreja diocesana e universal com o nosso carisma original e a colaboração efetiva na gestação de uma nova ordem social e de uma cultura inspirada pela Aliança.

A Obra Internacional de Schoenstatt foi fundada pelo Padre José Kentenich em 18 de outubro de 1914, em Schoenstatt, na Alemanha. A entidade foi fundada em plena Primeira Guerra Mundial. Na época, o sacerdote alemão, Padre José Kentenich, junto com alguns jovens sentiu-se chamado a fundar um movimento que resgatasse os valores tradicionais.

“O ato da Fundação é a Aliança de Amor, selada pelo Pe. José Kentenich juntamente com um grupo de seminaristas pallottinos, convidando a Mãe de Deus a estabelecer-se numa Capelinha e fazer dela um Santuário de graças, de onde partisse um movimento de renovação religioso e moral para mundo”, cita nota da entidade para a comemoração. 

A Aliança de Amor é o alicerce de toda a espiritualidade do Movimento. Os membros “selam” um pacto de amor com Maria como uma forma “eficaz para a vivência mais consciente da Nova e Eterna Aliança, na qual somos inseridos pelo Batismo”.

Dia da Aliança
Data escolhida por Deus

Assim como Nossa Senhora de Fátima é lembrada no dia 13 de cada mês, a Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt é celebrada em cada dia 18.  Deus escolhe o dia 18 de outubro de 1914 para a realização da Aliança de Amor, no Santuário de Schoenstatt, e a Fundação dessa Obra Internacional.

Mergulhando sempre nas graças da origem

Os membros da Obra de Schoenstatt celebram mensalmente esse atuar divino no ato da Fundação e renovam, nesse dia, a sua inclusão pessoal na Aliança de Amor, rezando a sua oração de consagração.

Nos Santuários de Schoenstatt, geralmente, nesse dia é colocado diante do altar o “Livro da Aliança”, com a assinatura de todo os que selaram a Aliança de Amor, e que nesse dia, provavelmente, visitam espiritualmente esse lugar de graças e renovam a sua aliança.

Disse uma pessoa: “Quando lá longe, me lembro que o meu nome está escrito no Livro da Aliança de Amor, me parece que uma corrente de ouro me prende a Maria…”

Acolhendo as famílias

Nas diversas paróquias em que está presente a Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, a Aliança de Amor é celebrada, geralmente com a Santa Missa, renovação da nova e eterna Aliança de Cristo.

Freqüentemente, a liturgia dessa celebração é configurada pelos coordenadores da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt. O celebrante aproveita para ter um contato com as famílias que recebem a Mãe Peregrina de Schoenstatt. Uma ocasião propícia para acolher as famílias que ainda não descobriram a alegria de participar ativamente na comunidade paroquial e estimulá-las a essa comunhão cristã. 

Movimento Apostólico
de Schoenstatt
O Cântico de Maria
O Cântico de Maria

A partir de um chamado forte ao meu coração de deixar-me ser mais envolvido aos cuidados de Deus, como que respondendo um novo sim ao Projeto do Reino surgiu então O Cântico de Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário