I Congresso Internacional de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Para aumentar o conhecimento do Ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a fim de fortalecer a missão da Igreja de evangelizar através da devoção mariana, a Conferência da América Latina e do Caribe está realizando o I Congresso Internacional de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Campo Grande (MS), de 12 a 16 de maio de 2014. 

Com o lema 'Faça-a conhecida em todo o mundo', o evento propõe reunir redentoristas de várias partes do mundo.

Serão aprofundados no evento, temas como 'Devoção em uma cultura secularizada e devoção no nível inter-religioso', 'O significado do ícone e Perpétuo Socorro, em vista da Mariologia', entre outros. 

Grande parte das conferências serão ministradas em inglês, mas também terão espaço conferências em espanhol, português e italiano. 

Na última sexta-feira, 9 de maio, a comissão responsável pela iniciativa realizou uma coletiva de imprensa para transmitir informações e prestar esclarecimentos. É esperada para o Congresso a participação de aproximadamente 100 missionários redentoristas vindos de 20 países dos cinco continentes e que possuem Santuários dedicados à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

A Província de Campo Grande promove o Congresso em nome da subconferência da URB (União dos Redentoristas do Brasil) que é parte da Conferência da América Latina e Caribe, uma das cinco conferências continentais da Congregação. O Governo Geral dos redentoristas também participa do encontro através do padre Enrique Lopez, vigário do padre Geral, e do próprio superior maior, o canadense padre Michael Brehl. Padre Enrique disse aos jornalistas que o Governo da Congregação apoia a iniciativa: “Nós, os redentoristas, somos missionários em 80 países e temos como missão anunciar o evangelho aos mais abandonados, principalmente aos pobres. Os mais abandonados, na expressão de Santo Afonso, nosso fundador, quer dizer os excluídos da sociedade e também os abandonados pela igreja”. E acrescentou: “Recebemos o ícone do Perpétuo Socorro diretamente do Papa. O ícone leva uma mensagem consigo e por isso torna-se um instrumento para a nossa evangelização” .

Padre Enrique reforçou a importância do método do Congresso afirmando que os redentoristas estão juntos em Campo Grande para um encontro dividido em três momentos: o primeiro, para partilhar experiências de evangelização no ambiente das novenas do Perpétuo Socorro em várias partes do mundo; o segundo, para uma reflexão teológica, pastoral e missionária da presença do ícone junto ao povo e, por fim, para buscar caminhos sobre “o que podemos fazer juntos para anunciar a abundante redenção de Jesus Cristo em ambientes de devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro”. 

O vigário do Padre Geral da Congregação dos Redentoristas ainda destacou a singularidade do quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro que além de ter forte expressão artística, na verdade carrega a síntese de três ícones marianos tradicionais na Igreja e que são venerados em muitos lugares. O primeiro desses ícones é o da Mãe de Deus que retrata Maria com o Menino nos braços. São inúmeras as variações desse ícone. O segundo é o da Virgem da Paixão que sempre traz perto da imagem de Maria e de Jesus, os sinais da dor e do sacrifício de Cristo na cruz. E, por último, o ícone que mostra Maria apontando Jesus, indicando que Ele é o caminho da salvação. Padre Enrique finalizou a exposição a respeito dessa particular convergência de significados de ícones antigos num único quadro lembrando que, recentemente, ele mesmo ouviu de um leigo redentorista uma expressão especial que esclarece a importância da mensagem desse ícone que seria: “Em Cristo, a redenção é abundante e em Maria, se encontra seu Perpetuo Socorro”.

Fonte: Boletim Redentorista Scala News e A12.com
O Cântico de Maria
O Cântico de Maria

A partir de um chamado forte ao meu coração de deixar-me ser mais envolvido aos cuidados de Deus, como que respondendo um novo sim ao Projeto do Reino surgiu então O Cântico de Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário