Angelus III Domingo da Quaresma - Santo Padre Francisco

Queridos irmãos e irmãs, o Evangelho de hoje apresenta o encontro de Jesus com a mulher samaritana , que ocorreu em Sicar , perto de um velho poço onde ela ia todos os dias para buscar água. Naquele dia, ela encontrou Jesus sentado, "cansado pela viagem" (Jo 4:6). Ele imediatamente disse: "Dá -me de beber " (v. 7). Desta forma, supera as barreiras de hostilidade que existia entre judeus e samaritanos e quebra o molde de preconceito contra as mulheres. O simples pedido de Jesus é o início de um diálogo franco, através do qual ele, com grande delicadeza, entra no mundo interior de uma pessoa que, de acordo com os padrões sociais, ele não deve mesmo falar com ela. Mas Jesus faz! Jesus não tem medo . Jesus vê quando uma pessoa passa, porque ele ama. Ele ama a todos nós. Ele nunca pára na frente de uma pessoa para prejudicar. Jesus coloca-se na frente de sua situação, não julgar, mas fazendo-a sentir-se vista, reconhecida e, assim, despertando nela o desejo de ir além da rotina diária.

Para Jesus não era tanto a sede de água, mas para atender a uma alma atrofiada. Jesus necessitado para atender a mulher samaritana para abrir seu coração lhe pede de beber, a fim de destacar a sede que era em si mesma. A mulher é tocada por esse encontro: Jesus volta-se para essas perguntas profundas que todos nós temos dentro, mas que muitas vezes ignoramos. Nós também temos muitas perguntas a fazer, mas nós não encontramos a coragem de pedi-la em Jesus! Quaresma, queridos irmãos e irmãs, é o momento oportuno para olhar para dentro, para tirar as nossas verdadeiras necessidades espirituais, e pedir a ajuda de Deus em oração. O exemplo da mulher samaritana nos convida a nos expressar assim: "Jesus , dá-me dessa água para que eu possa saciar a minha sede para sempre."

O evangelho diz que os discípulos se admiraram de que seu Mestre estava conversando com essa mulher. Mas o Senhor é maior que o preconceito, por que não tinha medo de parar com a misericórdia do samaritano, pois a misericórdia é maior que a lesão(sofrimento). Este devemos aprender bem! Misericórdia é maior que a lesão, e Jesus é tão misericordioso! O resultado dessa reunião no poço era de que a mulher fosse transformada, "deixou o seu cântaro" (v. 28), com o qual ele veio para buscar água, e correu à cidade para contar a sua experiência extraordinária. "Eu encontrei um homem que me disse tudo quanto tenho feito. O que é o Messias? "Ele estava animado. Ela havia ido buscar água do poço, e encontrou outra água, a água viva da misericórdia que jorra para a vida eterna! Ela corre para a aldeia, a vila que ele julgou, condenou e rejeitou-a, e anuncia que ela conheceu o Messias , aquele que mudou a minha vida. Porque cada encontro com Jesus muda vidas, para sempre. E um passo em frente, um passo mais perto de Deus!

Neste Evangelho , encontramos o desejo de "deixar a nossa ânfora", um símbolo de tudo o que, aparentemente, é importante, mas que perde valor na frente do "amor de Deus". Todos nós temos um, ou mais de um! Eu lhe pergunto, até mesmo para mim: " Qual é a sua ânfora interior, o que pesa em você, o que o leva para longe de Deus?" Vamos deixar um pouco a margem e com o coração, ouvimos a voz de Jesus, que nos oferece uma outra água, água que nos aproxima de Deus. Somos chamados a redescobrir a importância e o significado da nossa vida cristã, que se iniciou no Batismo e, como a Samaritana, a dar testemunho de nossos irmãos. O quê? A alegria! Testemunhar a alegria de Jesus, por que eu digo que cada encontro com Jesus transforma vidas, e também cada encontro com Jesus nos enche de alegria, a alegria que vem de dentro. E assim é o Senhor. E dizer o quanto ele pode fazer coisas maravilhosas em nossos corações quando temos a coragem de colocar de lado nossas ânforas.

Papa Francisco
O Cântico de Maria
O Cântico de Maria

A partir de um chamado forte ao meu coração de deixar-me ser mais envolvido aos cuidados de Deus, como que respondendo um novo sim ao Projeto do Reino surgiu então O Cântico de Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário