Angelus - Segundo Domingo da Quaresma

O Santo Padre Francisco, em sua mensagem dominical do Angelus faz-nos um convite para esta semana que se inicia. Hoje celebrando o segundo domingo da Quaresma ele nos convida a ouvirmos mais o chamado de Deus e estarmos mais atentos ao que Ele nos pede e a irmos sempre mais além na missão, sempre com a escuta orante da Palavra de Deus. Acompanhe a mensagem:

Queridos irmãos e irmãs , bom dia!

O Evangelho de hoje nos apresenta o evento da Transfiguração. É a segunda etapa da caminhada Quaresmal: a primeira, as tentações no deserto, no domingo, a segunda: a Transfiguração. Jesus "tomou consigo Pedro, Tiago e João e levou-os a um alto monte" (Mt 17:01). A montanha na Bíblia é o lugar da intimidade com Deus e encontro íntimo com Deus, o lugar de oração, onde você está na presença do Senhor. Lá em cima na montanha, Jesus se apresenta para os três discípulos transfigurados, brilhante, bonito, e , em seguida, Moisés e Elias aparecem, conversando com Ele. Seu rosto é tão brilhante, e as suas vestes brancas, bem como, que Pedro continua deslumbrado, de modo que seria ficar lá, quase parar com isso agora. Ressoa imediatamente a voz do Pai que proclama Jesus seu Filho amado, dizendo : "Escuta" (v. 5). Esta palavra é importante! Pai nosso, que disse estes apóstolos, e diz-nos: "Ouça Jesus, porque Ele é o meu Filho amado". Mantemos, esta semana, esta palavra na minha cabeça e no meu coração: "Ouça Jesus." E isso quem diz não é o Papa, quem diz é Deus, o Pai em tudo : eu, você, todos, todos! E ' como uma ajuda para avançar no caminho da Quaresma. "Ouça a Jesus" Não se esqueça .

É muito importante a este apelo do Padre. Nós, os discípulos de Jesus, somos chamados a ser pessoas que ouvem a sua voz e levam a sério suas palavras. Para ouvir a Jesus, você tem que estar perto dele, segui-lo, como fizeram as multidões no Evangelho, que o perseguem pelas ruas da Palestina. Jesus não tinha uma cadeira ou um púlpito fixo, mas foi um professor itinerante, que trouxe os seus ensinamentos, os ensinamentos que foram dados a ele pelo Pai, pelas ruas, cobrindo distâncias nem sempre são previsíveis e, por vezes, um pouco mais fácil. Siga Jesus para ouvi-lo. Mas ouvir Jesus em Sua Palavra escrita, o Evangelho. Deixe-me perguntar-lhe: você lê uma passagem diária do Evangelho? Sim, sim ... não, não ... Meio a meio ... Alguns são, outros não. Mas é importante! Você lê a Bíblia? É uma coisa boa, é uma boa coisa para ter um pouco de religião, um pouco, e levá-la com a gente, no seu bolso, bolsa, e ler um pequeno passo, a qualquer hora do dia. A qualquer momento do dia eu levar o Evangelho do bolso e ler um pouco, é um pequeno passo, mas importante passo. Não é Jesus que nos fala no Evangelho! Pense sobre isso. 

Neste episódio da Transfiguração gostaria de ter dois importantes temas, que eu resumo em duas palavras: subida e descida. Precisamos ir além, para subir a montanha em um espaço de silêncio, para encontrar-nos e perceber melhor a voz do Senhor. Fazemos isso em oração. Mas não podemos ficar lá! O encontro com Deus em oração novamente nos impulsiona a "descer da montanha" e volta para a planície, onde encontramos muitos irmãos e irmãs sob o peso de fadiga, a doença, a injustiça, a ignorância, a pobreza material e espiritual. A estes nossos irmãos que estão com problemas, nós somos chamados a dar os frutos da experiência que fizemos com Deus, compartilhando a graça recebida. E isso é curioso. Quando ouvimos a palavra de Jesus, ouvir a palavra de Jesus e é em nossos corações, que a Palavra cresce. E você sabe como ela cresce? Dando-lhe a outra! A Palavra de Cristo cresce em nós quando nós proclamamos quando damos para os outros! E esta é a vida cristã. É uma missão para a Igreja, para todos os batizados, para todos nós, para ouvir Jesus e oferecê-lo aos outros. Não se esqueça: esta semana, ouvir Jesus! E acho que essa coisa do Evangelho:que você faz? Você vai fazer isso? Em seguida, no próximo domingo vai me dizer se você tiver feito isso, ter um pouco de Deus em seu bolso ou na bolsa para ler um pequeno passo no dia.

E agora vamos nos voltar para a nossa Mãe Maria, e confiar-nos a sua orientação com fé e generosidade para continuar esta jornada da Quaresma, aprendendo um pouco "mais para "subir " com a oração e ouvir Jesus e para "sair" com caridade fraterna , anunciando Jesus.


Papa Francisco
ANGELUS
Praça de São Pedro
Segundo Domingo da Quaresma, 16 de marco de 2014



O Cântico de Maria
O Cântico de Maria

A partir de um chamado forte ao meu coração de deixar-me ser mais envolvido aos cuidados de Deus, como que respondendo um novo sim ao Projeto do Reino surgiu então O Cântico de Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário