Instrumento de trabalho para o Sínodo 2014 é divulgado pelo Vaticano

Em preparação ao Sínodo extraordinário dos bispos em outubro próximo, foi apresentado nesta quinta-feira (26) no Vaticano o Instrumento de Trabalho (Instrumentum Laboris) nas seis línguas oficiais do encontro: alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e português. O Sínodo extraordinário terá como tema ‘Os desafios pastorais da família, no contexto da evangelização’.

O Instrumentum Laboris nasceu das respostas ao questionário do Documento Preparatório, publicado no mês de Novembro de 2013, que trazia perguntas distribuídas em oito temáticas relativas ao matrimônio e à família, e que recebeu respostas de dioceses de todo o mundo.

Dividido em três partes, o texto reflete sobre o Evangelho da Família na atualidade, a Pastoral da Família face aos novos desafios e a abertura à vida e a responsabilidade educativa dos pais.

Na apresentação do documento, o Secretário-Geral do Sínodo dos Bispos, o cardeal Lorenzo Baldisseri, explica as três realidades destacadas. "A primeira parte é dedicada ao Evangelho da família, entre desígnio de Deus e vocação da pessoa em Cristo, horizonte no qual se relevam o conhecimento e a recepção do dado bíblico e dos documentos do Magistério da Igreja, incluindo as dificuldades, entre as quais a compreensão da lei natural. A segunda parte aborda as várias propostas de pastoral familiar, os relativos desafios e as situações mais difíceis. A terceira parte é dedicada à abertura à vida e à responsabilidade educacional dos pais, que caracterizam o matrimônio entre o homem e a mulher, com referência particular às situações pastorais atuais".

Dom Baldisseri reforça que o documento ”oferece um panorama amplo, embora não exaustivo, da situação familiar contemporânea, dos seus desafios e das reflexões que suscita”.

Conforme o Regulamento do Sínodo, participarão da assembleia os presidentes das Conferências Episcopais, os Patriarcas e os Arcebispos Maiores das Igrejas Orientais Católicas “sui iuris”, além de outras pessoas que o Papa pode convidar, cerca de 180 pessoas.

A oração do Papa Francisco à Sagrada Família e recitada por ocasião do Angelus no dia de 29 de dezembro do ano passado, festa da Sagrada Família de Nazaré, conclui o documento:


Reze pelo Papa e convocados da terceira Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos a Oração à Sagrada Família: 

Jesus, Maria e José,
em vós nós contemplamos
o esplendor do amor verdadeiro,
e dirigimo-nos a vós com confiança. 

Sagrada Família de Nazaré,
faz também das nossas famílias
lugares de comunhão e cenáculos de oração,
autênticas escolas do Evangelho
e pequenas igrejas domésticas. 

Sagrada Família de Nazaré,
nunca mais nas famílias se viva a experiência
de violência, fechamento e divisão:
quem quer que tenha sido ferido ou escandalizado
conheça depressa a consolação e a cura. 

Sagrada Família de Nazaré,
o próximo Sínodo dos Bispos
possa despertar de novo em todos a consciência
da índole sagrada e inviolável da família,
a sua beleza no desígnio de Deus. 

Jesus, Maria e José,
ouvi e atendei a nossa súplica. 

Amém.
O Cântico de Maria
O Cântico de Maria

A partir de um chamado forte ao meu coração de deixar-me ser mais envolvido aos cuidados de Deus, como que respondendo um novo sim ao Projeto do Reino surgiu então O Cântico de Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário