Serva à disposição dos planos de Deus

O ser humano é um eterno insatisfeito. Nunca se contenta com a fama ou com o dinheiro que consegue; nem com o prazer ou com a cultura que adquire. Seríamos seres destinados a viver numa eterna insatisfação? Valeria, então, a pena viver, lutar e sofrer?

Homens e mulheres sentem, no mais profundo de seu coração, fome de amor. Deus nos criou para ele; fora dele não nos realizaremos. Essa fome de felicidade e de paz que sentimos foi colocada por ele mesmo em nosso coração. Quer que o procuremos. E, para que essa procura tenha êxito, vem ao nosso encontro. Pascal, pensador francês, colocou na boca de Cristo uma interessante observação: “Tu não me procurarias se já não me tivesses encontrado”. Sozinhos, nunca o encontraríamos.

O Senhor vem ao nosso encontro gratuitamente, não porque sejamos bons ou tenhamos algum crédito com ele. Vem ao nosso encontro porque nos ama. “Deus é amor”,  nos dirá são João. A ajuda que Deus nos estende é uma graça, um dom gratuito.

Foi gratuitamente que Deus, por meio do anjo Gabriel, foi ao encontro de Maria. Rapidamente ela aprendeu que sua maternidade (“conceberás...”) consistiria em gerar um Filho (“darás à luz um filho...”), em dar esse Filho e, inclusive, em perdê-lo.

Olhando o que Deus nela realizou, em vista do filho a quem deveria dar o nome de Jesus, somos convidados não só a admirá-la, o que não seria pouco. Somos também chamados a estabelecer com ela um relacionamento pessoal. Na Igreja, Maria ocupa o lugar mais alto depois de Cristo e o mais perto de nós.  Como tomar consciência dessa presença? Como traduzi-la em atos?

Poderemos imitar a atitude que Jesus assumiu em relação a ela, isto é, comportar-nos como filhos. Cada filho descobre mil maneiras de relacionar-se com sua mãe. Nesse campo, não se pode impor regras.

Poderemos procurar ser como ela: servos à disposição dos planos de Deus. Poderemos confiar-lhe nossos projetos e ações, para assumi-los na fé, sem medo (“Não tenhas medo!”). Poderemos procurá-la na Bíblia, honrá-la na liturgia, buscá-la nos santuários, homenageá-la com práticas piedosas. Em pouco tempo descobriremos que o segredo de Maria é muito simples: consiste em procurar a vontade do Pai, em acolher seu Filho Jesus e em deixar-se conduzir pelo Espírito Santo. É a lição que ela passa a seus alunos — os alunos que encontram graça junto a Deus e se matriculam na escola da Mãe de seu Filho.


O Cântico de Maria
O Cântico de Maria

A partir de um chamado forte ao meu coração de deixar-me ser mais envolvido aos cuidados de Deus, como que respondendo um novo sim ao Projeto do Reino surgiu então O Cântico de Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário