Homilia do Santo Padre na Celebração da Penitência #24horasparaoSenhor

No período da Quaresma, a Igreja, em nome de Deus, renova o apelo à conversão e o chamado para mudar sua vida. A conversão não é uma questão de um momento ou um ano, é um compromisso que dura a vida inteira. Quem entre nós pode ser assumido não ser um pecador? Ninguém. Nós todos somos. O apóstolo João escreve: "Se dissermos que não temos pecado, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça" (cf. 1 João 1:8-9). É o que acontece em nossa celebração e durante todo este dia de penitência. A Palavra de Deus que ouvimos nos apresenta a dois elementos essenciais da vida cristã.

O primeiro foi colocar o novo homem. O novo homem "criado em Deus" (Ef 4:24), foi criado no batismo, onde você recebe a própria vida de Deus, que nos torna seus filhos e nos incorpora a Cristo e à sua Igreja. Esta nova vida permite-lhe olhar a realidade com outros olhos, sem se distrair com coisas que não importam e não pode durar muito tempo, e de coisas que acabam com o tempo. Para isso, são chamados a abandonar o comportamento do pecado e olhar -se no essencial. "O homem vale mais pelo que é do que pelo que tem" (Gaudium et Spes , 35) . Essa é a diferença entre a vida deformada pelo pecado e a graça dos iluminados. Do coração do homem renovado de acordo com Deus vem de bom comportamento: sempre falar com a verdade e evitar qualquer mentira, não roubar, mas sim de compartilhar o que você tem com os outros, especialmente com aqueles em necessidade, não ceder à raiva, ressentimento e vingança, mas ser gentil, generoso e pronto a perdoar, para não cair na maledicência que arruína o bom nome das pessoas, mas olhar mais para o lado positivo de cada um. Ele é colocado no novo homem, com essas novas atitudes.

O segundo fator : Permanecei no meu amor. O amor de Jesus Cristo dura para sempre, nunca vai acabar, porque é a própria vida de Deus Este amor vence o pecado e dá força para se levantar e começar de novo, porque, com o perdão do coração é renovado e rejuvenescido. Tudo o que sabemos: nosso Pai não se cansa de amar e seus olhos não pesam em olhar para o caminho de casa, para ver se o seu filho que ele se foi e nós perdemos será restaurada. Podemos falar da esperança de Deus, nosso Pai está sempre esperando por nós, não só deixamos a porta aberta, mas esperando por nós. Ele está envolvido nesta espera por seus filhos. Por isso, não se cansa mesmo de amar outra criança que, embora ainda na casa com ele, no entanto, não é um participante, em sua misericórdia, a sua compaixão. Deus não é apenas a fonte do amor, mas em Jesus Cristo chama-nos a imitar a sua própria maneira de amar: "Como eu vos amei, assim também vós deveis amar uns aos outros" (Jo 13:34) . Na medida em que os cristãos vivem esse amor, eles se tornam credível aos discípulos mundiais de Cristo. O amor não pode suportar a permanecer trancado em si mesmo. Por sua própria natureza é aberta, ela se espalha e é fecundo , gera sempre um novo amor.

Queridos irmãos e irmãs, após esta celebração, muitos de vocês vão propor a outros missionários para a experiência de reconciliação com Deus "24 horas para o Senhor" é uma iniciativa que foi assinado por muitas dioceses de todo o mundo. Para todos que encontrar, vai comunicar a alegria de receber o perdão do Pai e recuperar a amizade plena com ele e dizer-lhes que esperamos que o nosso Pai, nosso Pai nos perdoa, mais festa. Se você ir a Ele com toda a sua vida, mesmo com tantos pecados, ao invés de repreender uma festa: esse é o nosso Padre. Isso que você tem a dizer, diga-o em muitas pessoas hoje. Quem experimenta a misericórdia de Deus, é levado a ser o criador de misericórdia entre os últimos e os pobres. Nestes "irmãos" Jesus espera por nós (cf. Mt 25,40), recebemos misericórdia e piedade! Andemos ao encontro e celebrar a Páscoa na alegria de Deus!

Papa Francisco

Basílica Vaticana 
Sexta-feira, 28 de março de 2014
O Cântico de Maria
O Cântico de Maria

A partir de um chamado forte ao meu coração de deixar-me ser mais envolvido aos cuidados de Deus, como que respondendo um novo sim ao Projeto do Reino surgiu então O Cântico de Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário